Passar por um processo seletivo é, por si só, uma situação estressante. Ser questionado, desenvolver ideias e falar sob pressão são motivos justificáveis para tirar o sono de qualquer pessoa. Nesse pacote também está inclusa a apresentação pessoal. Se já somos julgados pela nossa aparência em situações cotidianas, image em um momento em que estamos sendo, de fato, avaliados?
Quer receber toda semana dicas fresquinhas de estilo? Cadastre-se na nossa newsletter
Estar bem preparado para uma entrevista de emprego é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores. Pesquisar sobre o local de trabalho, sua missão e valores faz parte do manual de todo candidato. E apresentar-se visualmente alinhado ao ramo de atividade da empresa também faz parte desse exercício.
Pensando nisso, conversei com a Cecília Pinaffi, head de RH na Intuit e professora na Miami Ad School e separei algumas dicas para melhorar sua apresentação pessoal em uma entrevista de emprego:
Pesquise e entenda o dress code do contratante
De acordo com Cecília, os recrutadores avaliam, sim, a forma como os candidatos se apresentam em uma entrevista. “É um dos componentes que indica se o candidato teve interesse em pesquisar sobre a empresa, entender seu mercado e cultura”, afirma. “Não chega a prejudicar [ir em desacordo], mas demonstra que ele não teve o cuidado de pesquisar como funciona o mercado. Em candidatos muito jovens (primeiro emprego, por exemplo), damos um desconto porque falta vivência organizacional, mas nos demais casos esperamos que o candidato seja mais curioso e empático”, explica.
Deixe as roupas muito informais para situações informais
Da mesma forma que você não deveria ir de chinelo e camiseta a um casamento na igreja, também não faz sentido você aparecer em uma entrevista de emprego usando a mesma roupa do churrasco de domingo. “Mesmo em ambientes mais casuais, como agência de publicidade ou empresa de tecnologia, temos um dress code onde não cabem algumas coisas”, explica Cecília, que cita itens relacionados a opções partidárias, religiosas ou esportivas. “Também não é legal vir de bermuda, boné e afins na entrevista.”
Decote acentuado, camisa de time e bermuda? Jamais!
Como já dito anteriormente, evite roupas e acessórios que denotam preferências pessoais e mostrem muito o corpo. Nesse contexto, quero reforçar que não existe moralismo nessa frase. Tenha em mente que o seu visual deve chamar atenção para o seu valor intelectual e nesse pacote estão o gestual das mãos, o olhar e a forma como você expressa seus pensamentos. Tirar a atenção da parte superior do seu corpo significa jogar contra si próprio.
Na dúvida, opte sempre pelo simples
Caso você não conheça o local para o qual está se candidatando, invista em um visual limpo e simples. “Tem uns ambientes que são mais óbvios: bancos, escritórios de advocacia etc, sem dúvida roupa social. Para indústrias, depende, se forem posições administrativas um meio termo entre o esporte e social. Em tecnologia é mais casual ‘arrumadinho'”, orienta Cecilia.
No mais, não esqueça que você se preparou para ocupar a cadeira de candidato. Vá seguro do seu conhecimento. Caso você tenha dúvidas sobre como encontrar seu estilo, no próximo dia 27 eu darei um workshop de três horas sobre o assunto. Saiba mais aqui.
Leia também:
Fuja dos looks sugeridos para shows e foque no seu estilo
Veja 10 modelos de botas além do cano alto
No Comment